segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Amizade eterna?

.
Hoje um Cruzeirista me perguntou: porque existe essa amizade eterna entre Cruzeiristas, que ,muitas vêzes ,nem se conhecem? Se é Cruzeirista vira amigo eterno na hora...... Saberias me explicar isso ?disse êle. .......Caro amigo eterno! .... .Explicar eu não sei,mas sei que, o que nos torna irremediávelmente unidos ,é uma idéia. Uma idéia de presente, passado e futuro, tudo misturado . Mais ou menos assim,sou gremista, sou colorado.
Então tá no grupo. Comunga a mesma idéia. .......Ah, estudaste no Cruzeiro? Que bom, quando?
....... Estudei em outra época,mas tudo bem, somos colegas... Fazer o que? É assim. E é assim faz muito tempo. Desde que o colégio foi fundado. E agora que encerrou suas atividades,passamos a ser parte de um todo único,cuja tendência é só diminuir. Queremos estar juntos o tempo que der, o tempo que sobra. Eternizamos em nós o ser Cruzeirista, como um estado de vida ,uma condição , um " status 'afetivo. Isso mesmo, "status " afetivo. É muito bom ter sido aluno do Cruzeiro. O Cruzeiro do Sul nunca foi um colégio comum! Todos nós subíamos e descíamos aquelas escadarias correndo.Cruzávamos uns pelos outros, e não raro, sequer nos olhávamos,mas estávamos lá,sabemos disso, e isso nos comove. Então, brindemos a eterna amizade Cruzeirista! E isso não é pouco, num tempo em que a massificação e a globalização mudam o mundo em todos os sentidos.
Em meio aos novos tempos, as nossas próprias conquistas e realizações pessoais, continuamos todos indo aos chás, reuniões de formatura por turmas, jantas no Teresópolis, no Baile do Ex aluno,nas reuniões da Associação, na pizzaria, qualquer que seja o grupo que cada um tenha,mas continuamos sempre.
Construímos um blog para falar sobre o assunto,criamos nossas comunidades no Orkut.
Congregamos!
Entendo tudo isso como uma amizade eterna sim,que ultrapassa a pessoalidade das afinidades individuais,para formar um todo único e indissolúvel.
Isso é uma idéia, isso é Cruzeiro do Sul!
Um fio invisível tecido pelo sentimento,tingido pelo ideal, costurado pela alegria.Este fio vem tramando uma nova história da nossa amizade Cruzeirista, partindo exatamente do ponto do afastamento, de tal forma que ele deixou de existir.
Hoje somos nós ontem e mais um pouco!Gilda

Um comentário:

  1. Regina de Lemos disse:
    Lembro-me bem dos ensinamentos do Dr.Ernany..."cruzeirista, cumprimenta".
    E isso nos calou fundo...ficou lá dentro, para sempre.
    Estava no Rio na década de 70. Em frente a uma galeria, um cruzeirista me viu . Ele se chamava Orlando e foi logo se aproximando. Contou-me de sua vida em Amsterdã. Falou das famosas"vitrinas", onde as moças se expõem aos olhares dos homens.
    Fomos colegas no primário...e nunca nos esquecemos um do outro.
    E prevaleceu o "Cruzeirista cumprimenta", o que acontece até hoje, em qualquer cidade ou país.

    ResponderExcluir