terça-feira, 28 de julho de 2009

Igreja da Ascensão

Quem estudava no Cruzeiro do Sul em regime de internato costumava assistir os cultos,aos domingos à noite, na Igreja da Ascensao, localizada na antiga Avenida Belém. Eles passavam pelo "caminho" e poucos minutos depois já estavam naquela área verde e nas dependências da Igreja. O badalar do sino avisava que o culto já iria começar. Ouvia-se então o som do órgão .... Eu ficava maravilhada .....e todos, em pé, cantavam o hino. Muitas vezes, após o culto, entrava pelo salão de festas e corria para perto do instrumento. Sem conseguir me conter, sentava no banco e tocava, de ouvido, "Noite Feliz'.. Meus pés mal alcançavam os pedais...eu tinha de fazer muita ginástica já que não passava de uma criança de uns 9 ou 10 anos. O reverendo, após o culto, costumava ir para a frente da igreja cumprimentar e conversar com os participantes..E eu nao queria sair de perto do órgão....tocava bem baixinho, do meu jeito.... Mais tarde, com os coleguinhas, costumava brincar na área verde, cheia de flores e árvores frutíferas, na tentativa de conseguir alguma pitanga, araçá ou coisa parecida para comer, já que as peras cresciam em árvores muito altas e eram difíceis de serem colhidas. Na volta para casa, percorríamos a mesma trilha.'...,Iamos olhando as flores, plantas, até avencas cresciam nas áreas mais úmidas.Se fosse à noite, usávamos uma lanterna para iluminar o "caminho encantado". Os alunos então retornavam para seus alojamentos e os moradores do bairro iam para suas casas. Assim eram os domingos, na Igreja da Ascensão Regina Lemos.

Um comentário:

  1. Terezinha Bernardi disse:
    Frequentava os cultos com a Adelma Phitan, minha amiga, filha do bispo Athalício Theodoro Pithan. Ao invés de ir à missa, ia aos cultos na Igreja da Ascensão.


    Por onde anda a Adelma Pithan?
    Gostaria de saber onde mora.
    Eu estou em Canela desde 1961 e sinto saudade desta amiga que nunca esqueci.

    ResponderExcluir